REDE COMPACTA
O QUE É

A Rede Compacta é formada por um conjunto de acessórios. Essa estrutura é composta por: cabos de aço, isoladores de ancoragem, condutores cobertos e espaçadores (losangulares ou verticais) confeccionadas em material polimérico.
Além disso, sua sustentação é feita através do cabo de aço, chamado de mensageiro. O mesmo é fixado ao poste por meio de braços metálicos.

Os espaçadores poliméricos exercem a função de sustenção e separação elétrica dos condutores revestidos.

A Rede Compacta Protegida é certamente uma excelente solução para o convívio harmonioso entre os cabos de energia e a arborização de vias públicas.

Como resultado, torna-se uma solução técnica e economicamente viável para atender as diretrizes ecológicas.

Os condutores são cobertos por uma camada de material isolante, e isso possibilita que eles possam ficar mais próximos uns dos outros e próximos aos galhos de árvores, sem o risco de provocar curto-circuito em caso de toque entre os mesmos.

Isso resulta na compactação da rede elétrica, que ocupa um espaço bastante reduzido e consequentemente uma menor agressão às árvores (reduz as podas).

No caso da rede convencional com condutores nus, o contato de árvores com algum condutor, principalmente se estiverem molhadas, causará um curto-circuito e ocorrerá a interrupção do fornecimento de energia.

Critérios de Aplicação
da Rede Compacta Protegida

A rede compacta deverá ser considerada como primeira opção de uso, em detrimento a rede convencional nua que somente poderá ser aplicada em trechos primários de até 100m, desde que a rede adjacente seja do tipo convencional nua.

Além disso, em áreas com baixo crescimento vegetativo e travessias de difícil acesso (ex.: rodovias), a aplicação da rede convencional nua deverá ser considerada no planejamento do projeto.

APLICAÇÃO DA REDE COMPACTA

Assim, a rede de distribuição compacta protegida é indicada em locais onde há necessidade de melhores índices de confiabilidade e segurança das instalações elétricas, maior compactação das redes ou uma melhor convivência com a arborização, como:

Áreas de congestionamento de circuitos (saída de subestação);
Áreas onde exige-se um maior índice de confiabilidade devido as características dos consumidores especiais;
Condomínios e loteamentos fechados, quando houver exigência de áreas fechadas, considerando segurança e confiabilidade;
Em locais com arborização;
Em locais onde são constantes os desligamentos causados por contatos de objetos estranhos à rede;
Em áreas com frequentes ações de vandalismo;
Rede Compacta